9 de abr. de 2015

A natação como uma das minhas escolhas favoritas na vida


(a vista clássica)

O professor te propõe "Trezentos de crawl!" e você respira e vai. Lá pelo quarto minuto de aula você questiona "O que é que eu estou fazendo aqui? Socorro!". A aula segue e todos os seus músculos gritam, seu coração quase sai pela boca, não há ar o bastante para todo o fôlego que você precisa recuperar a cada nova braçada, mas você segue resistindo até fechar toda a sequência de exercícios. Na saída, exausta e exalando o cheiro do cloro, há uma sensação que te faz sorrir. Acabou e você conseguiu. Dá até vontade de soltar um "Yeah!" com pulinho e tudo. Nadar é bom demais!

Comecei a nadar em janeiro de 2014 e esta foi uma das melhores escolhas que já fiz na vida. Exagero? Hm, não mesmo! Eu estava precisando, depois dos 25, se você não cuida da sua saúde, seu corpo pode começar a cobrar. Seja com dores, imunidade ou na baixa da auto-estima (mas claro, tudo isso depende da pessoa). Então aos 27 eu me dei conta e comecei.

No primeiro dia o professor perguntou se eu sabia nadar e mergulhar. Sim eu sabia mergulhar sem a mão no nariz. Não, eu não sabia nadar. Aprendi cada técnica aos poucos e mesmo depois de quase 1 ano e meio, sou tão iniciante quanto era no primeiro mês.

(cansada depois da aula)

Nadando eu descobri partes de mim que tinham sido deixadas na época da educação física, no colégio. Eu sei que é só uma aula, mas quando entro na piscina eu começo a competir comigo mesma, como se no final todo o esforço valesse uma medalha e a cada nova sequencia de exercícios eu tento me superar. Não vejo este espírito competitivo de forma negativa, pois é ele que me estimula a voltar, ir no inverno, em dias de chuva, etc. No meu dia-a-dia a natação é assunto sério (nem tanto gente, é também engraçado quando o professor me xinga) por isso nem costumo falar muito, as pessoas podem passar a me achar "a chata". O dia que tem medição de tempo, eu tremo. Se eu não evoluo da última medição, piro. Engraçado né? Onde esse jeito meio doido me leva? Eu não sei, mas acho que pra um caminho direto pra saúde, então estou em vantagem! Tem gente que gasta energia com tanta besteira.

Se você persiste, sente resultados rapidamente. O primeiro deles, no meu caso, foi a satisfação. Uma informação importante: nadar não emagrece. Não há exercício que te faça perder muito peso sem a mudança alimentar correta. Agora, se você quer definir as formas, e até mesmo tonificar alguns músculos de forma leve, além de melhorar em termos de condicionamento físico, este é um bom esporte.

(despedida do primeiro óculos)

A natação pode te acompanhar durante toda a vida e pelo tanto que lí e ouvi, te faz um ser humano quase imune a muitos problemas que os anos de vida trazem. Você só vai precisar investir num local com boa infraestrutura e bons professores, além de equipamento (ex: em no máximo 5 meses a sua roupa de banho atinge o prazo máximo de validade, pois o cloro acaba com qualquer material têxtil). Além disso tenha em mente que o ideal é seguir uma boa frequência semanal e respeitar os próprios limites corporais. Vou contar, sou menininha e aprendi rápido: na natação os homens tem alguma vantagem em termos musculares. Aceite isso, moça, e se quiser melhorar nesse sentido, vá pra musculação. Essa com certeza não foi a minha onda, prefiro somente nadar.

Se puder, nade!
Vou nadar até não poder mais.
Vou nadar até os cabelos todos branquearem. Serei uma idosa que desliza com leveza pela água, como uma sereia grisalha. É pedir muito?
E o mar... ah, um dia eu conquisto ele, com todo o respeito que ele merece. Já tentei, mas deve ser aos pouquinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário